Fotos: Auana Diniz e Elisa Matos

Formação com educadores

Itinerância - 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

Local: Sesc Rio Preto

Formação contínua com a equipe de educadores da Itinerância - 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. 

...A quem pertence a fronteira? O rio, a parede ou a árvore faz fronteira. Não tem o caráter de não lugar que o traçado cartográfico supõe no limite. Tem um papel mediador. Também a narração o faz falar: ‘Para!’ (...). Mas este ator, pelo simples fato de ser a palavra do limite, cria a comunicação assim como a separação: e muito mais, só põe uma margem dizendo aquilo que o atravessa, vindo da outra margem. Articula. É também uma passagem. No relato, a fronteira funciona como um terceiro. Ela é um ‘entre dois’ – ‘um espaço entre dois’.

(CERTEAU, 1998)

 

 

A proposta de formação contínua para Itinerância - 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil foi elaborada a partir da recorte curatorial do festival, organizado sob o conceito de Sul geopolítico, e os possíveis movimentos da mediação artística e cultural a partir dessa concepção. A ideia de mediação como fronteira aberta – aos modos de acolher, diálogos, acontecimentos, apropriações simbólicas do outro, aos diversos modos de entender a cidadania – é o ponto de partida para os câmbios entre educadores, públicos e trabalhos artísticos.

 

O curso de introdução à formação contínua propõe uma imersão na temática e curadoria do festival, tecendo diálogos com a equipe a partir de ações práticas e diálogos teóricos. As questões vivenciadas, expostas e debatidas nesses encontros deverão auxiliar tanto na formação inicial, para a mediação artística e cultural, quanto na construção de um itinerário de práticas, pesquisas e reflexões sobre o trabalho a ser desdobrado.

Período: Setembro de 2016 - fevereiro de 2017.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2015 por colchete projetos culturais

ação Rotas pessoais

curso de introdução à formação contínua Itinerância - 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil