July 12, 2017

Please reload

posts recentes

Um labirinto de imagens: Cavaletes de Cristal como suportes de criação

May 29, 2019

1/6
Please reload

destaques

Sonh_ar

03.02.2016

O que divide o nosso corpo do espaço é a linha que o contorna.

Se nos movemos muito rápido ou tocamos a pele do outro

é possível romper a linha, tornar-se espaço.

Nahama Baldo

 

 

Foto: Jéssica Gaise

 

 

Os processos de pesquisa, experiência e criação da artista e educadora Nahama Baldo estabelecem diálogos entre desenho, costura, pintura, fotografia, performance e apropriações poéticas. Nesses diálogos ações tornam-se desenhos no espaço; objetos encontrados sugerem presenças invisíveis ou imateriais; pinturas encontram o movimento. Os trânsitos entre as linguagens artísticas e a experiência esbarram nas palavras-objeto céu, mar, água, ar, corpo para construir espaços reais e imaginários.

 

A artista também se utiliza das experiências, que habitam os lugares onde viveu, como matéria criativa. Um tanto do cotidiano e dos deslocamentos entre Alto Paraíso, Araras, Bauru, Belo Horizonte, Brumadinho, Campinas, Jaguariúna, Piracicaba, Rio Claro, Rio das Pedras, Rio de Janeiro e São Paulo estão costurados nesses trabalhos. E, permeados pela intimidade, contam histórias sobre a permanência nesses lugares.

 

No entanto, as narrativas desses deslocamentos partem dos espaços reais e imaginários da memória. E atravessadas por esses lugares carregam silêncios e descontinuidades que deixam lacunas para outras histórias.

 

Além disso, os trânsitos – de uma linguagem a outra, de um lugar ao outro – não estão articulados a uma prática individual de ateliê. Como educadora e artista Nahama entende que os dois processos caminham juntos, colaboram, são ocupados e alterados por experiências com outros participadores e criadores. E quando expostos, embora pareçam finalizados, seus trabalhos seguem como processos abertos a alterações, desdobramentos, intervenções.

 

Nahama Baldo é artista e educadora nasceu em Janeiro de 1989 e mudou-se com 4 anos anos para Piracicaba, onde reside atualmente. A artista também morou em Belo Horizonte e no Rio Janeiro. Formou-se em Artes Visuais e Educação Artística na Escola Guignard (UEMG). Desde 2010, atua como arte educadora nos contextos formais e informais de ensino. Como artista participou de exposições coletivas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Miguel Pereira-RJ, e Juiz de Fora - MG. É sócia e criadora da Alento Produtos.

Please reload

siga-nos
  • face.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2015 por colchete projetos culturais